Doutor Bactéria

janeiro 5, 2015 Campanha, Cases, Publicidade

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DESAFIO: A queda nas vendas de leite UHT, causada pela denúncia de adição de água oxigenada e soda cáustica nos produtos da Parmalat, líder nacional naquela oportunidade, afetou significativamtente o mercado, resultando em uma queda de 17% no consumo nacional de leite fluído, segundo LatinPanel, desencadeando uma crise que se traduziria na maior queda de consumo do leite na história no Brasil.

SOLUÇÃO: Objetivando interromper as devoluções do varejo e cessar a evolução dos enormes prejuízos causados por matérias veiculadas na grande imprensa por sucessivos dias, foi desenvolvida uma campanha com foco na credibilidade, mostrando toda a tecnologia e o cuidado da Betânia no processamento do leite, como forma de diferenciar e distanciar a marca dos fatos. Utilizou-se como âncora da campanha o personagem Doutor Bactéria, que, em visita ao campo, ao centro de processamento e controle de qualidade e ao ponto de venda, se surpreendia, respectivamente, com a qualidade da matéria prima, tecnológica de produção e aceitação dos produtos Betânia, reforçando o seu conceito de marca, ao tempo em que restabelecia a confiança e a credibilidade de uma empresa com 30 anos de mercado.

RESULTADO: A campanha foi classificada pelo VP de Marketing da Tetra Pak (fornecedora de embalagens) para a América Latina como sendo a campanha cooperada de melhor resultado nos seus 19 anos de atuação na companhia. A campanha, que mais tarde viria a ser a mais premiada na história do GP Verdes Mares/Globo, além da recuperação imediata das vendas do Leite Betânia, proporcionou um crescimento da ordem de 35% em 60 dias de veiculação. Ao final do ano, o case Bactéria foi apresentado na Convenção Mundial da TetraPak realizada em Nova Deli, República da Índia, como exemplo de case de melhores práticas globais na administração de crise.